- Faz dois anos, percebi que minha hora havia chego: Saí, por decisão própria, do meu ciclo de amizades daquele espaço que me parecia tão atraente e seguro, para, pela primeira vez pisar em um solo desconhecido por meus passos certeiros.
Eu poderia dizer diversas coisas, entre elas que tudo isso foi fácil para mim, mas não, conto-lhes aqui a verdade e afirmo que não foi nem um pouco agradável.
existia todo um desapego, uma concentração e a velha incerteza que me deixava vacilante.
Entre todos os preconceitos que tive que vencer estava também os meus.
Passei por um processo de adaptação, pelo qual eu acreditava está preparada, e não estava.
As duas primeiras semanas, ah! Difíceis até de serem lembradas... Isolada recebi diversos apelidos que só ouvi entre cochichos, entre eles o de NERD um adjetivo que de fato não cabe a mim.
Quando finalmente olhei para os lados procurando as respostas para os meus “por quês” notei que outros se sentiam como a mim.
Decidi-me então que as coisas mudariam.
A professora de língua portuguesa teve grande importância, a imponente Nazaré... Um dos poucos rostos que já me era familiar; encontraram entre nós semelhanças que até hoje não enxergamos dando brechas, assim, para as aproximações.
Os dias foram passando, as diferenças sumindo, os projetos escolares une-nós e então o que parecia impossível aconteceu: Tornamos-nos grandes amigos, todos!
Agora sei que fiz a coisa certa, e tenho o Simon Bolívar (escola) como uma segunda família consangüínea; sei que os vínculos que aqui criei serão eternos!
“Na escola me sinto GRANDE e FORTE, percebo que em mim vivem todos “aqueles” e que eu vivo neles. Todos em um e um em todos”.
Com tudo isso que acabei de escrever, percebi que aprendi a mais bela lição que essa turma poderia me passar:
-Antes das diferenças raciais, culturais, sociais, enfim... Encontramos os sorrisos, abraços, o Amor, a confiança e principalmente o apoio.
Por isso, dedico este a você, Marcelo Felício de Araujo que esteve do meu lado quando todos os outros me viravam a cara.
Larissa de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Formadores de opiniões